2 de fev. de 2025

projeto: zerando a estante 🍂˚ ༘ ೀ⋆。˚☕️⋆。˚

sempre dando a desculpa de que cada um tem o seu momento certo (no fundo ainda acredito nisso), decidi me dar um ultimatoeu definitivamente vou tirar esses benditos de cima do muro. o projeto zerando a estante vai acontecer e e ele nada mais é que: encarar os livros não lidos e lê-los. há muitos anos tento colocar esse projeto em prática, mas nunca consegui. sempre havia algo no caminho que impedia, seja trabalho, estudo, preguiça ou cansaço mental, mas decidi que em 2025 eu daria um jeito de fazer dar certo.

minha vida de leitora começou desde muito cedo, considerando que a minha mãe foi uma grande incentivadora desse processo. guardar livros é uma coisa que faço a anos, ainda que eu já tenha doado alguns e trocado outros. aí me vem a questão: porquê continuo acumulando se não estou lendo? no fundo a gente sabe que tem a ver com a cultura do consumo desenfreado, mas eu nem compro tanto assim. 

é a minha hipocrisia no seu mais belo vestido de gala. talvez na fé de que um dia eu consiga sair dessa ressaca que não me deixa ler um livro se quer, eles estariam ali disponíveis quando eu quisesse, como numa biblioteca particular. no começo era fofo, comecei a adquirir livros que não tinha lido no digital, pois não era tão fácil como é hoje e assim acabou por se tornar uma realidade triste e com sinônimo de fracasso. não estou dizendo que pessoas nessa mesma situação devam se sentir culpadas, mas é como eu me sinto. agindo como se ler fosse a pior coisa do mundo... sendo que é uma das poucas coisas na vida que me deixa verdadeiramente feliz.



me deparei com esse vlog da bela (throne of pages) no qual ela embrulha dez de seus próprios e depois os sorteia para ler numa maratona de 24 horas. nesse vídeo em questão ela sorteia, em um app de roleta, a ordem que serão lidos, pois o desafio é ler todos os 10 em 1 dia. ainda contextualizando, em 2024 ela se deu a tarefa de ler todos os não lidos de sua estante, com o "castigo" de não comprar absolutamente nenhum antes de atingir sua meta. ela se desafiava dessa maneira, pois a incentivava a alcançar o objetivo dela.

não tenho a intenção de me desafiar dessa forma com maratonas de longas horas de leitura, ou de ler o máximo em pouco tempo, a ideia não me agrada, nunca funciona pra mimna verdade, o que me chamou atenção foi a ideia que ela trouxe e que talvez pudesse ser a solução para o meu problema. 

diante disso, antes de 2025 ter início, peguei um montão de folha usada e resolvi embrulhar cada não lido que acumulei. isso inclui alguns quadrinhos e mangás que já perderam a esperança (e a cor) de tanto esperarem para serem pegos. enumerei 99 embrulhos. jesus. resolvi expor esse projeto e esse número vergonhoso aqui, pois acredito que seria a maneira de me incentivar a concluir essa tarefa. é provável que eu atualize de alguma maneira esse progresso por aqui.

todos eles serão sorteados. assim que eu terminar a leitura de um, sorteio o próximo número no aplicativo, que também irá gravar os números que já foram sorteados (importante). há a exceção de alguns que não estão embrulhados, pois adquiri recentemente (ou estão com a leitura pela metade a alguns meses), esses possuem o benefício de serem pegos a qualquer momento sem sorteio, mas também possuem números caso sejam esquecidos no churrasco. 

por fim, um disklaimer: esse é um projeto permanente, até que se encerre, mas continuarei priorizando as minhas vontades que incluem fugir e ler o que der na telha. até por que o meu objetivo com a leitura é prazer, conhecimento e derivados, não tortura. assim sigo na minha jornada... enfim, que os jogos comecem.