criando uma receita de purê de jerimum

dia desses decidi fazer uma receita nova. gosto da ideia de imaginar algo diferente com as coisas que se tem em casa. é um exercício do olhar, já que por força do hábito acabo sempre preparando os ingredientes da mesma maneira. à propósito, procurar a receita a partir do que você já tem e não o contrário, é uma ótima opção para o bolso. aproveitando o embalo, fica aqui guardado o registro desse prato que ainda não tinha parado pra escrever.

percebi que queria um purê diferente. sempre faço o de batata que é ótimo, mas precisava de uma mudança. ele foi o primeiro a sofrer drásticas modificações de sabor, devido à minha vontade de experimentar, inclusive essa receita também pode ser adaptada pra ela. no entanto, ainda assim, eu queria purê de outra coisa. 

o jerimum (também chamado de abóbora) sendo esse fruto doce que, geralmente preparo pra comer com outros pratos salgados, cozinho junto a outros legumes, nada muito criativo. ele estava ali à disposição pra se tornar o ingrediente principal do meu novo purê. claro que não inventei a roda, já haviam receitas como essa por aí. bastava eu me basear nelas e ver no que dava, mas segui a minha intuição e tentei fazer do meu jeitinho.

tenho feito esse prato muitas vezes desde a primeira vez que fiz e segue sendo meu preferido atualmente. não rolou uma fotinha, pois esqueci, mas me dando um desconto, pois foi um desafio escrever a receita haha. espero que inspire alguém por aí!


purê de jerimum     

     ingredientes 

    • jerimum em pedaços (sem casca)
    • aqui o belo jerimum em pedaços.
    • cebola picada
    • alho picado
    • coentro picado
    • manteiga
    • leite em pó ou creme de leite
    • charque (carne seca) *opcional*
    • açafrão e páprica (ou temperos de legumes da sua preferência) 
    • sal a gosto

        como preparo


primeiro coloco a manteiga na panela pra dourar a charque (mas você pode pular esse passo) e depois acrescento a cebola e o alho já picados. em seguida, coloco os pedaços de jerimum na panela. vou adicionando o coentro e os temperos. sempre mexendo, deixo que os pedaços de jerimum sejam levemente fritos. acrescento água e tampo a panela. 

aguardo o jerimum amolecer e vou acrescentando água até perceber que já estão moles o suficiente pra que eu possa amassar. com a colher, vou amassando os pedaços que já se dissolvem facilmente, e a massa já está numa consistência de purê! desligo o fogo. ele tá quase pronto. acrescento a manteiga, o creme de leite e o sal. misturo até se tornar um purê laranja e bonito. tá pronto :).

__________________________
✷ decidi que iria participar do beda nesse mês de agosto. um belo de um desafio de pura persistência e criatividade, que eu não precisava nesse momento, sinceramente, mas enquanto esse pico de adrenalina durar estarei por aqui. 



2 comentários:

Vanessa disse...

Adoro purê de abóbora! Aqui em casa a gente geralmente compra uma abóbora grande, cozinha ela inteira e depois bate no multiprocessador. Depois usamos o purê para fazer várias coisas: torta, pão e purê! O meu purê faço sem receita mesmo, só esquento tudo numa panela com manteiga e sal XD

Maria Catharina disse...

Oie, Nicole! <3 Achei injusto guardar só pra mim que sempre lembro desse post quando faço (ou como o que alguém fez, geralmente mainha heheh) o famoso Quibebe, que é uma das minhas comidas favoritas. Geralmente no que faço, com quantidades a olho kkkk, vai o refogado de cebola e alho (no azeite, mas com frequência no óleo comum mesmo), o jerimum cozido e amassado (prefiro quando ainda ficam uns pedaços), sal e coentro. Delícia demais! (Tô cogitando um escondidinho com esse purê há um tempo). Espero que esteja tudo bem por aí! Beijosss!