é tempo de formigas


Não sei se estou vivendo ou só matando formigas. Há uma infestação delas, desde que encontramos mais um acampamento, que já foi destruído por sinal. Dentro de um DVD esquecido na estante, dentro do videogame do meu irmão, dentro de um livro embalado que nunca foi aberto. Da última vez, estavam morando dentro de uma cestinha de madeira, o tecido decorativo as escondia. 

Enfileiradas, as danadas marcham de encontro a um novo lugar pra ficar. Me pergunto se elas não cansam de ser tão organizadas. Impossível não lembrar de Vida de Inseto, Um Intruso no Formigueiro, ANTZ e por aí vai. Toda santa vez. O formitol acabou e as observo seguir decididas a ir da parede ao armário da cozinha, antes de matá-las mais uma vez. Digo "mais uma vez" como se fossem as mesmas formigas reencarnadas. Sei que não são, mas talvez

Meus pais dizem que é época de formigas. Voadora, doceira, faraó. Há um monte delas. Algumas vivem por alguns meses e outras chegam a existir por até 3 anos. Não sei identificar muito bem, mas não importa, ao surgirem em grande quantidade dentro de casa, são uma preocupação. 

Engraçado como a época de inseto x sempre se torna assunto em comum entre as pessoas aqui. Vi uma senhora conversando com outra sobre a marca tal de veneno que não funcionava. Realmente, acredito que os mosquitos de hoje, não são mais os de antigamente, são mutantes e se alimentam da radiação que espirramos neles. Alô, Bee Movie? Te odeio por me apresentar um pernilongo chupador de sangue legal pra cacete. A raquete elétrica é a arma mais eficaz.

Quando digo época de insetos, falo do inverno. O inverno sempre traz muitos por aqui. Já é época, dizem meus pais. As mariposas também surgem, as borboletas em menores aparições. Me compadeço das borboletas, pois gosto delas. Um gosto puramente estético e aerodinâmico. Cores que batem asas, lentas e graciosas. As mariposas são só...mariposas.

Me pergunto o porquê de me encantar com borboletas e menosprezar mariposas. Ambas lutam pelo direito de existir igualmente, no entanto, tendo a ser imparcial na minha opinião sobre elas. Até consigo ir além, por quê deixo mariposas viverem, mas mato baratas? Acredito que não seja um bom sinal quando aparecem, é claro, mas para além da lógica, não sejamos racionais aqui, por que danado seria diferente? As baratas não são coloridas o suficiente? 

As baratas, assim como as formigas, conseguem viver 6 meses e no mais tardar 3 anos. Por que somos tão imparciais com insetos? Borboletas e baratas não deveriam ser amadas ou odiadas igualmente? Cadê os direitos? Afinal, com um tempo tão curto, mereciam viver o máximo possível, não? Como será conviver com o fator destino final próximo? Ok, meu tempo não é de formiga, mas....sabe? Imagina só as moscas com apenas 30 dias de vida! 

Gregor Samsa em seu pleno exercício de vida nunca cogitaria ser uma barata e ora vejam só, num belo dia acordou como uma. Kafka não teve pena e deus (ou qualquer outra entidade celestial insetoide) também não vai ter ao vingar todas as baratas mortas injustamente. Talvez a minha próxima encarnação seja vir como barata e não como borboleta (hipoteticamente preocupante).

Vou ser honesta, não cheguei a esse questionamento por perceber uma hierarquia de gosto pessoal por insetos. Uma vez matei uma barata enquanto esperava um ônibus. Pisei nela com o solado do tênis. Um minuto depois surgiu uma outra barata e não me perguntem porquê, mas julguei a viva ser parente da morta. Decidi que não ia matá-la. Ela se aproximou da outra e balançou as antenas em cima da carcaça sem vida. Peguei o ônibus e ela ainda estava lá, lamentando. Ou talvez comendo a outra (versão interessante). 

Gosto de pesquisar sobre os insetos e algumas imagens me assustam, parecem ser soldados indestrutíveis de armadura impenetrável. Engraçado pensar que tenho mais medo de não conseguir matá-los, do que deles em si. Espero não ter pesadelos. Robert Smith patrocinou esse parágrafo.

Tenho medo do que filmes, livros e a vida possam me ensinar sobre insetos e, consequentemente, gerem compaixão antecipada (equivocada?) em mim, afinal não posso criar essa miríade de insetos em casa, não vai dar mesmo.  

14 comentários:

Cassiel disse...

Quando eu era criança, eu gostava de comer formiga. Olha, caso não consiga se livrar delas de outra forma, fica a sugestão. Uma baita salada de formiga.

Não sei se estou falando sério. Mas uma coisa que é sérissima é que acho que não é uma questão de imparcialidade ou conhecimento acerca de insetos. Muitos dos nossos medos e nojos tem algum propósito evolutivo.

Engraçado que, lendo o parágrafo em que você cita Lullaby, antes de eu perceber as palavras Robert Smith, na minha cabeça já veio um "spiderman is having me for dinner tonight". Acho que eu li o nome dele de forma não consciente e a música veio na minha cabeça.

Beijinhos.

nicole e. martins disse...

achei a sugestão válida, pois existe um conhecimento milenar passado de geração em geração aqui: comer formiga faz bem pra visão. ter formiga boiando no copo de suco nunca foi um problema, pois o bendito do ditado era sempre recitado pela minha mãe. eu levei isso a sério e hoje não uso óculos, mas todo mundo na minha família usa ahaha (a associação que fiz não é séria, mas é verdade).

eu não tenho nojo dos insetos!! inclusive de vez em quando guardo alguns como lembrança, mas não sei, acho minha relação com eles complexa.

que legal que você referenciou Lullaby antes de eu ter citado! comigo foi assim também, nem tinha intenção, acabou brotando de repente...

beijo, Masha <3

victor disse...

eu vou ser o chato da biologia pra tirar um pouquinho dessa tua culpa agora: as baratas e os mosquitos caseiros, bem como os ratos de esgoto, são pragas urbanas que foram aumentadas com a quantidade de lixo e são perigo inclusive pra outras espécies desses bichinhos. existem baratas lindas, coloridas, formosas e que não fazem mal pra flora global, mas essas não temos nas nossas casas porque elas se alimentam de coisas mais "silvestres" do que lixo tóxico humano. a culpa é das pessoas, com certeza, e eu não mato bichinho nenhum, mas eu não consigo calar a boca sobre fatos de invertebrados então ta aqui neksndsknd


eu deixei aqui o link da minha pesquisa de "baratas coloridas", pra tu ver alguns exemplos. https://www.google.com/search?q=baratas+coloridas&client=ms-android-samsung-gj-rev1&prmd=sivn&sxsrf=ALeKk03GbvjQAk3doltun-dnZKxlgaJ8lw:1624540135604&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjEntLNq7DxAhW3qpUCHeggBIwQ_AUoAnoECAMQAg#imgrc=SbAJzfZU5OdTzM

eu achei muito massa essa tua reflexão porque realmente, as pessoas amam fotografar borboletas, enquanto as mariposas têm características comportamentais incríveis e ninguém liga porque não são coloridas. acho que é natural do ser humano procurar beleza nas cores. aí ta o fato de que: sabia que, historicamente, todos os animais que comem frutas se atraem por comida colorida? isso fez parte da evolução das próprias plantas: esconder suas sementes atrás de um fruto suculento e colorido pra perpetuar sua espécie. incrível!!!

enfim, vou sair do modo fissurado em biologia agora pra agir igual gente normal ao te dar tchau e desejar que a época das formigas passe logo. aqui infestou delas no verão, de baratas na primavera e estamos cheios de mosquitos no inverno!

nicole e. martins disse...

meu deus que baratinhas lindas aaaaaaa obrigada por mandar isso <3 ai acho que vou trazer mais posts sobre natureza pra você fazer mais comentários sobre biologia assim, eu amei saber dessas coisas, pois não sabia!!

achei muito incrível, não sei nem o que acrescentar kajskajsa obrigada vic!

té mais. <3

arantxa disse...

desde que você falou que presta atenção nas primeiras frases de livros, eu tenho prestado atenção nas primeiras frases de tudo. a desse post inclusive me pareceu uma coisa bem gabriel garcía márquez (ai, saudades).

aqui a gente não tem muita formiga no meio do ano por causa do frio, mas tem muito lugar que fica com infestação dessas formiguinhas que caçam lugares quentes (que geralmente são eletrônicos). tenho pavor. imagina acordar e, sei lá, seu CONTROLE estar infestado de FORMIGAS????

(eu aqui falando isso como se não fosse exatamente o que você descreveu)

tô rindo muito da situação no ponto de ônibus, mas com a mão na consciência. a gente sempre cria razão e narrativa pras coisas, né? é algo muito humano. eu não tenho nada contra a maioria dos insetos — tenho até pena das baratas, mas aqui é a luta pela existência (perdão, baratas). gafanhotos não têm meu perdão, nem formigas, mas aqui em casa os inimigos maiores são os cupins — quase todos os móveis foram invadidos por eles. daqui a pouco, estamos até pagando aluguel.

aqui o tempo de insetos é quando está mais quente, no final e no começo do ano, e aparecem FORMIGAS VOADORAS GIGANTES aqui no bairro. apesar de ser altamente inconveniente, eu sei que vou sentir falta disso quando acabarem com a parte mais arborizada que faz com que as formigas continuem por aqui.

(você já ouviu falar da aranha golias? é a maior aranha do mundo e come de insetos a PEQUENOS MAMÍFEROS E PÁSSAROS. meu deus. morro de medo de aranhas, mas acho muito interessante encontrar esses bichos assim pela internet. fico encarando o bicho e pensando que ele tem olhinhos engraçados, e depois saio fugindo de aranhas que aparecem em casa. vai entender.)

aprender sobre bichos faz da nossa vida um eterno “não quero matar você, por favor, vai embora”, mas cadê que eles nos escutam? fico imaginando uma horda de bichos indignados com a gente por esse extermínio. vai ver tudo não passa de uma grande falta de comunicação.

<3

Snow ★ disse...

Lendo esse texto me lembro do quão afetuosas são as animações sobre insetos e animais, e do quanto eu adorava assisti-las até decorar a dublagem feita pois eu sempre fui muito matraca e adorava repetir o que escutava nos filmes, mas um ponto bacana delas é que quando feitas para o público infantil incentivam o conhecimento de uma forma bem lúdica e colorida, assim como os desenhos animados de antigamente. Comigo isso nunca funcionou, me valia mais do Animal Planet para esse propósito, assim como as minhas revistas da Recreio e assim como você tem interesse por insetos, criei em mim um por criaturas marinhas abissais - elas são as melhores pois não se sabe tudo sobre elas além de no geral, serem feias, transparentes e gelatinosas.

Mas isso não invalida meu nojo por baratas, não mesmo.
E te ver falando sobre reencarnação me lembrou muito de Kimetsu no Yaiba keowkeoq

'té

GABES disse...

tinha certeza que só aqui as formigas eram assim. já tomaram conta da fita cassete do meu aniversário de um ano e incontavéis CDs que não usavamos a muuuito tempo. o que será que elas veem de tão legal em se abrigar nessas coisas?? aqui também é infestado de formigas, no inverno pelo que noto elas diminuem um pouco mas estão sempre aqui, pela cozinha ou qualquer coisa que cai desavidamente. muito interessante esse olhar sobre os insetos. numa aula de biologia já veio a informação que as moscas são mais transmissoras de coisas que as baratas e mesmo assim temos muito mais nojo das baratas. eu odeio barata! sinto tanta repulsa que nem consigo mata-lás porque fico pensando que elas podem voar em mim no exato momento que tentar algo. mas o que torna as baratas tão repugnantes em relação aos besouros? conscientemente sei que são iguais mas na hora é como se fosse um monstro e uma pelucia.

nicole e. martins disse...

me senti muito chique por você ter lembrado do gabo (eu só li uma coisinha dele e nem foi cem anos de solidão, inclusive quero).

mas é exatamente ASSIM. como a gente destruiu a casinha delas, ficam caçando canto pra fazer uma nova, aí tem de tomar cuidado. tenho conviccção que formiga de eletrônico são as piores, pois são MUITAS e elas danificam o aparelho. (meu irmão quase perdeu o videogame que só tinha um mês de comprado)

(tudo bem, eu nem percebo que você tá repetindo ahjajs)

é sobre isso!!! é luta pela sobrevivencia, a barata olhando pra mim e eu olhando pra barata, um duelo. pode rir, senti pena REAL. e o aluguel AJSJKAJSJS, os cupins são problema sério mesmo, tem de tomar cuidado!!!

quando você fala formigas GIGANTES em caixa alta imagino do tamanho do "tucanão". ahjskka mas aqui no verão tem muito inseto também, no inverno tem mais.

nunca ouvi falar dessa aranha, mas já achei ela o máximo e o nome ajuda muito!!! deve ser assustadora meu deus. meu irmão morre de medo de aranha também (de insetos no geral) aí eu sempre faço o trabalho de indiana jones.

É SOBRE ISSO. por favor, termine sua peregrinação o mais rápido possível. falta de comunicação AHSJKASK aaaaaa

♡♡





nicole e. martins disse...

simmm, as animacões colocam olhos fofinhos nos insetos e esperam ver no que vai dar, o que dá é a gente simpatizando com tudo que tiver olhos, inclusive mobília!!

são poucos os filmes que sei dublar (geralmente os que assisti muito quando criança também, tipo shrek e harry potter) ahsjkak

achei seu interesse peculiar, não sei muito sobre elas mesmo e pensar sobre isso me lembra que tenho muito medo de água-viva D:

tive receio de postar o texto e as pessoas que tem algum gatilho com inseto me xingar ahskakks

mas como assim Kimetsu tem a ver com reencarnação???? acho que me perdi no anime ou tem isso mais na frente com o mangá? fica aí o questionamento



nicole e. martins disse...

AHJSKKSK EU NAO SEI, acho que se é escondido e quentinho elas consideram uma ótima ideia!!! eu constantemente tenho que ficar abrindo cd e dvd pra limpar D:

é real demais, você pode deixar cair qualquer migalha interessante a elas em QUALQUER lugar e toda a família buscapé aparece. nem sabia que as moscas são mais nocivas do que as baratas!! não sei porque a gente faz tanto essa tabela de insetos que nos fazem sentir menos ou mais, inconsciente, (trauma?) acho complexo ahskaks

besouro é outra questão pois muito diferentes (uns muito assustadores e mortais). que doidera!!

Vanessa disse...

Não sei por que, mas a primeira frase desse post me trouxe o livro "Todo mundo vê formigas" à mente. Não que eu tenha lido o livro ou saiba do que ele se trata kkkk
Aqui no inverno os insetos somem para ressurgem das cinzas quando começa a esquentar!
A vida é injusta e até no reino dos insetos aqueles que são agradáveis aos olhos têm mais vantagens ai ai

nicole e. martins disse...

uauu, não conheço o livro, mas achei chique!!! AJSUKAJK e nossa, será que os insetos migram que nem os pássaros? me veio na cabeça agora, acho que to falando bobeira, mas talvez não ein? hmmmmmm. parando pra pensar é uma tristeza que isso também aconteça com os insetos, nesse caso por culpa nossa né? ahdkaksk mas você tem razão

Snow ★ disse...

Eu não tenho gatilho com nada então nem me incomodo, meu problema com baratas é que mais olho pra elas do que tenho agilidade para matá-las, e elas sempre correm antes que eu consiga fazê-lo ;w; dormir com baratas em casa é pior do que dormir com formigas (mentira, uma vez a sala da minha tia ficou lotada, lotada a parede tava preta, de formigas) e nem adianta dizer "elas tem mais medo de você do que você delas"!!!

Eu sou uma desgraça de ver filme junto, principalmente quando já assisti. Dublo tudo mesmo rkeowrkwo

Água-viva em "O Espanta Tubarões", me diga se elas te causam medo!

No mangá, quando é explicado sobre a origem das respirações isso aparece mais explicitamente mas no geral é uma história que faz muita referência a reencarnação u-u tipo quando um demônio morre ou quando a família do Tanjiro ajuda ele do outro lado, são coisinhas bem sutis acho.

'té

nicole e. martins disse...

meu deus a parede da sua tia aaaaaaaaaaa e sério? você dubla tudo toda vez? parece irritante e divertido AKSJAKSJAKJ. e ai dessas água-vivas não tenho medo, só das de verdade AKSJAKJSJ.

PUTS pois não lembro dessas coisas em Kimetsu, vou ter que rever. eu esqueço fácil das coisas D: talvez eu não tenha prestado atenção ou por fazer tempo que vi... pode ser