junhos de outrora

revivo as histórias na cidade dançante, enquanto incendeia tudo no peito, que nem brasa estralando no fogo. eu sei que é junho. as bandeirinhas coloridas, a cortina incandescente pelas ruas do centro, os balões gigantes enfeitando os postes, as luzes enfim, brilham junto ao céu escuro estrelado. a felicidade mais do que presente, é sentida, compartilhada. os olhos das pessoas brilham mais que os astros do céu, é junho, afinal.

assim como o natal é pra dezembro e a páscoa pertence a março, junho é de são joão, santo antônio e são pedro. o título de "capital do forró" não serve de broche pra grudar na camisa. a alma dessa cidade é ter festa. é junho. é forró. a gente bem sabe, no mais tardar da noite, há alguém com quem festejar, seja pátio, azulão, repente, alto do moura, em casa. 

já fui aquela acanhada no canto da sala por ter vergonha de gostar dos pés sincronizados. no entanto, hoje, penso: "tomara, meu deus, tomara." viver tudo de novo e mais. e maior.

o frio que só junho sabe trazer sempre era velado pelo calor das fogueiras ou pelo abraço do amor que faz dançar desengonçado, a mão na cintura e o coração de batidas fortes. no entanto, nesses meses de junho doentes que nos separa, só sobrou o frio, o cheiro de bolo de milho e canjica —  estes dois últimos felizmente não me deixaram.  

mais um junho se vai e as festas não acontecem na cidade que respira esperança igual fole de acordeon. de felicidade garantida o coração entende. chega até bater paciente e lento. e ela, a felicidade, nunca se atrasa.

4 comentários:

Snow ★ disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que delícia de texto nicoleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
quero ficar nesses junhos só um tiquinho ou dois, me lembrar do calor da fogueira que minha avó fez esse ano com os quitutes dela, que delícia menina, mais um texto seu que guardo no coração de tão bonito e gosto de ler que foi. obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!

(e disfarça quanto aos quadradinhos do layout lá do blog, disfarçaaaa, eu gosto de fazer uns troços confusos e nada convencionais mesmo, por mais que eu só tenha adicionado os quadradinhos o resto só editei do skin mesmo ewe" aliás esse layout seu ficou muito bonito, o peixinho ali embaixo <3)

nicole e. martins disse...

ai muito obrigada, Snowzinha :') fico feliz que tenha gostado do texto e do layout também (OBRIGADA POR ELOGIAR O PEIXE <3)!! venha mesmo que tem lugar guardado pra você, espero que isso passe o mais rápido possível. D:

(e tudo bem, eu amei os quadradinhos aaaaaaa só não reparei que poderia interagir com eles ASJHAKSJA)

GABES disse...

no fim de tudo eu me encontrei na tristeza por mais uma vez passar esse frio sem festa de são joão e na nostalgia, a alegria de pensar como é bom tudo isso. que ano que vem seja festa o mês inteiroo!! se aqui no sul já faz falta, fiquei curiosa de um dia passar um festa junina no nordeste, essa texto parecia poesia.

recentemente fiz um amigo quadrinista que é ai de PE, não me lembro o nome da cidade mas ela tem uma ponte que vai pra BA. ele me disse que ai frio é uns 20 e poucos graus, e que não tem quentão!! como que tem festa junina e não tem quentão?

nicole e. martins disse...

mas aqui é mesmo o mês inteirooo!! tem festa a noite com shows em palcos espalhados e programação com comidas gigantes em bairros e tudo mais akjskajs ai saudades D:

pareceu poesia? achei chique aksaksjaks

acho que nao sei quem é seu amigo, mas acredito que seja Petrolina a cidade!! aqui onde moro, no inverno, chega a 17 graus no máximo ahaha e aqui tem quentão também, mas não tão presente mesmo!!