um date em Pânico

depois de um grande sim, eu aceito, me encontrei em uma sala escura de cinema. era óbvio que provavelmente a única pessoa que assistiria um filme de terror e comigo, seria ela. quem mais o faria? o fato é que o filme não é lá algo romântico, tampouco provindo da caixinha de obras de horror aclamadas atualmente, como os filmes do Jordan Peele (Run, Us, e, inclusive esse ano sai Nope), O Babadook, Hereditário, A Bruxa, Invocação do Mal, Corrente do Mal, etecetera e etecetera. são ótimos (exceto por esse último que creio na falta de noção que se deu), mas então quem, em sã consciência, assistiria ao meu lado mais uma sequência saturada de filme trasheira violenta e pagasse por isso?

com direito a cangotes perfumados, chocolates e outros mimos, senhoras e senhores leitores deste site, informo encarecidamente que fui ao cinema sozinha. calma, calma, se acredita não ser nada demais, penso que é verdade, não é um grande evento. é plausível ter sido o fim do mundo ou choro, pijama e pote de sorvete, ou talvez, solitário,  no entanto, aviso de antemão que não foi nada disso. euzinha não poderia, jamais e de maneira alguma ignorar o sorrisão que estampei na cara durante o filme e até muito depois, quando deitei a cabeça no travesseiro. 

como que você pode sair tão sorridente depois de ver um filme de terror? meu pai pergunta. galera... não sei explicar. o filme nem foi assim o abalo das minhas estruturas, mas foi tão importante estar lá. foi uma experiência tão necessária que mal consegui me conter. ter visto algo que eu queria muito ver e não deixar de ir só por não ter um alma penada pra me acompanhar, foi tão libertador. saber que existo com as minhas próprias vontades e que não sou uma extensão das pessoas que me conhecem. me parece bobo quando escrevo e leio essas coisas em voz alta, mas a felicidade é genuína.

agora, vamos ao que interessa. Pânico tá longe de ser uma franquia perfeita, ou melhor, desde 1996 executando a mesma fórmula "perfeita". segue à risca em todas as suas sequências, umas diferenças mínimas aqui e ali, mas é aquela coisa, saber do erro e permanecer no erro. é tão tosco que consegue ser engraçado, ou no caso do terceiro, apenas vergonha alheia (talvez eu esteja falando especificamente do corte de cabelo da Courtney Cox nesse filme.) sabendo da minha própria índole, não tenho motivos suficientes pra justificar esse gosto por filmes escabrosos, a não ser por puro entretenimento. é um tipo de hobby que me sinto acanhada em dizer que tenho. acho que por nunca ter conhecido alguém que compartilhasse da mesma obsessão (não tão séria), mas tá aí um fato aleatório sobre mim. 

Scream (2022) foi chamado de fanfic pelos próprios personagens, mas considero ser uma quinta sequência mesmo assim. tenho um ranking mental muito claro e do melhor ao pior ficaria assim: 1>4>5>2>3.

um dos motivos que me faz gostar tanto de filmes de terror é a trilha sonora. caramba, não tem gênero que mais me dê prazer em termos de música. red right hand, que já era parte da soundtrack do primeiro, voltou a estar no novo filme. ela é uma das minhas favoritas da franquia inteira. por causa dessa lembrança fiquei mais empolgada para ouvir Nick Cave & The Bad Seeds, pois só iam ficando para o fim da fila. 
 
por falar nisso, quando tocou guilty conscience, eu sabia que o meu momento viria. finalmente, um lgbtqzinho nessa droga de franquia. aguardei ansiosa pela aparição, e por um momento, jurei que era um grande bait e que eu tinha caído, particular a uma cena bem intensa com duas pessoas. no entanto, logo logo, minhas suspeitas se revelaram, muito bem confirmadas, obrigada! comemorei sozinha, falando com as cadeiras vazias ao meu lado, comentando tudo que tinha direito. satisfeita demais. e ai de quem tivesse falado um A perto de mim.  

aí vão alguns pontos que talvez façam alguém sentir vontade de ver, ou só de passar reto mesmo.

coisas que eu ansiava por acontecerem e aconteceram: 

🗡representação cool de personagem lgbtqiap+;
🗡personagens não-brancos importantes para a trama e com vida própria;
🗡a presença da final girl mais icônica que existe, pode entrar: Sidney Prescott.


coisas que eu ansiava por acontecerem e NÃO aconteceram:

🗡vilões tão bons quanto os do primeiro filme (muito suspeita falando, mas é um desejo de verdade);

🗡uma certa personagem como vilã (teria sido 10/10, ou não, vai saber).

com apenas um final de semana de estreia, o filme foi sucesso de bilheteria e os criadores já confirmaram a sexta sequência. nem vou negar que achei graça, mas fiquei de coração quentinho também, admito. torço para que fujam um pouco do padrão original, que continua firme e forte. a ideia que o próprio filme sugere ao futuro da nova protagonista (talvez ela nem volte), seria legal, apesar de que ele tenha tomado um rumo que eu preferia que não tivesse. mantenho as esperanças por um spin-off de respeito. 

que venham mais sequências ruins do Pânico para que eu tenha mais encontros românticos com moi.

10 comentários:

arantxa disse...

ei niiiic!! que saudade de vir aqui comentar!! (que é algo que dependia de mim, mas eu não encontrava em lugar nenhum o ânimo... ou, digamos, só a força, mesmo, para teclar comentários)

eu queria dizer que comecei achando que era um date com outra pessoa, mas amei absolutamente o fato de você ter ido ao cinema sozinha. primeiro porque é muito divertido, e segundo porque é algo que eu também faço, e é gostoso se levar pra passear, assim — eu fazia muito isso em épocas de ar descontaminado.

acho que eu nunca assisti pânico depois dos anos 2000, e vou aproveitar sua ordem pra também assistir e ver de qual eu gosto mais. eu adoro franquias que não se levam tão a sério, principalmente as de terror, mas tenho nervoso de pânico porque tme gente sendo perseguida e o bichpo da máscara aparecendo do nada, e eu tomo sustos muito fácil, kkk.

bom te ler. sempre.

beijinhos <3

Marina Menezes disse...

Oi Nic!

Que legal saber da sua experiência no cinema sozinha. Já fiz isso uma vez e realmente é uma sensação libertadora, não depender de ninguém, poder entrar quando quiser, sair quando quiser, sem obrigação nenhuma e sem ouvir gente reclamando no final que o filme não é bom rs

Eu só não teria coragem de assistir filme de terror. Terror não tenho coragem de ver nem acompanhada. Mas gostei de ler sua experiência e saber que o filme é bom.

Beijos!
Serenar

nicole e. martins disse...

ei xiiiis!! muito bom te ver aqui <3 (tudo bem não vir, eu entendo)

seria legal ter ido com alguém também, mas ando precisando muito ter dates comigo, sabe como é né? queria que o ar tivesse descontaminado, mas aproveitei pra pegar uma sessão super vazia! :D e tomando todos os cuidados deu super certo :D

não acredito kkkkkk boa sorte se for assistir mesmo, eu super entendo esse nervoso. pânico realmente não se leva a sério se você parar pra pensar, tira motivo de não sei onde pra criar um outra sequencia e eu amo haha esse último foi super divertido, mas achei mais violento também, enfim, fica o aviso se for arriscar. o susto é chato quando é de graça, mas aqui achei bem inteligente.

muito bom te ter aqui. sempre, sempre.

super abraço <3

nicole e. martins disse...

oi Marii!!

é muito libertador, realmente! não ter ninguém reclamando do lado é muito bom haha. não tiro a sua razão, filme de terror não é a melhor coisa do mundo kkkkkkk. fiquei feliz, pois era algo que eu queria muito ver e não tinha ninguém que quisesse ir comigo, então fui mesmo assim :D. o filme foi super divertido mesmo, fiquei com vontade de ter um monte de experiências como essa!!!

um super abraço <3

GABES disse...

nic tu me prendeu do inicio ao fim!!! primeiro porque essa narração toda ta incrível e eu me senti na sala de cinema observando tudo ofksdpfokdsfpo e eu tbm amo filmes de terror trash (quanto pior, melhor!), principalmente slasher que são os meus favoritos <3 já vi quaaaase todos desses exemplos que tu deu e são ótimos!! a estreia de panico 5 também animou aquiii, e estou marcando de ver com uns amigos que tbm são fãs (por mais que eu esteja tentada a ter uma experiencia reservada depois desse relato todo). vi o primeiro filme ano passado e nossa acho que foi um dos melhores filmes que assisti no ano toooodo no quesito terror e logo atrás dele esta midsommer. ainda estou no 3 filme porque a fama dele ser o pior me deixa meio blé pra assitir mas logo já vejo e mato minha ansia panico. eu amo panico minha nossa!! tudo de bom nic!!

GABES disse...

essa foto do robert smith!! adoreiim dfkdspofksdpof

nicole e. martins disse...

nossa, serio??? que legal saber de tudo disso aaa!! se você gosta, então independente de ir com seus amigos ou sozinha, tenho certeza que vai ser uma experiência muito legal :D e acredita que não vi midsommer ainda? tenho que fazer isso urgente!!! nem sabia que o terceiro tinha fama de ser o pior jsasjka mas assim, acredito que vale a pena por ser uma sequência mesmo assim. panico sempre vale a pena ver akjskajs é muito bom mesmo! tudo de bom pra tu Gabes <3

nicole e. martins disse...

ai eu amo aaaaa

arantxa disse...

voltei aqui pra dizer que: assisti todos os pânico (menos o 5) no carnaval com a minha mãe, e AMEI? por algum motivo, eu tinha uma imagem muito diferente do que o filme realmente é na minha mente (kkk) e isso me impediu de assistir por muito tempo. amei a premissa e, ao invés de ruim, achei GENIAL um filme de terror que não se leva a sério o suficiente pra tirar sarro da própria fórmula de filmes de terror. não é à toa que ele é tão icônico!!!!

agradeço por incentivar essa descoberta maravilhosa :')

nicole e. martins disse...

siiimm é GENIAL, nem somente na fórmula do gênero mas na que eles mesmos criaram haha acho que tu vai gostar do 5 então :) tá super bem elaborado nesse quesito (porém com mortes mais violentas, fica um aviso :p). e que experiência legal assistir com a mãeee!! fico feliz que tenha sido bom <3 conheço um outro filme que também tira sarro do terror, se chama 'the cabin in the woods'. ele é bom também, tem uma farofada de referências, mas talvez dê um medinho se não tiver costumeee